Será que existe segredo para o sucesso?

Posted: 24th agosto 2009 by admin in Sermões

É impressionante como a mídia usa a vida dos artistas para promover produtos. Por exemplo, pegaram uma atriz muito bonita e magra para fazer propaganda de um adoçante. Mas a fixação pelos hábitos dos artistas ou pessoas famosas não para por aí. Há um entrevistador chamado Amaury Jr, me lembro que ele tinha um programa na bandeirantes e a todos os entrevistados ele fazia um discurso assim: “Prá você qual o segredo para ter uma vida a dois feliz, você sabe que os fans querem saber”. Como se todo famoso pudesse falar algo sobre relacionamento a dois e muitas pessoas levam a sério o que eles dizem.
As pessoas estão sedentas de uma receita que seja o segredo da felicidade ou do sucesso.
Assim também é a nossa vida, muitas vezes achamos que podemos pegar uma receita de como viver, segui-la e pronto: seremos bem-sucedidos. Muitos lêem a biografia de grandes homens na tentativa de reproduzi-las na própria vida achando que vai dar certo. Mas a vida é diferente, nem mesmo a vida cristã segue uma receita, isto por que a vida cristã é baseada no nosso relacionamento com DEUS, apesar de DEUS ser o mesmo sempre, nós somos diferentes. Mas a Bíblia nos apresenta alguns princípios que devem ser seguidos para que possamos ser vitoriosos. Leiamos Romanos capítulo 12, versículos de 1 a 8.

1 ROGO-VOS, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.

2 E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.

3 Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um.

4 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação,

5 Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.

6 De modo que, tendo diferentes dons, segundo a graça que nos é dada, se é profecia, seja ela segundo a medida da fé;

7 Se é ministério, seja em ministrar; se é ensinar, haja dedicação ao ensino;

8 Ou o que exorta, use esse dom em exortar; o que reparte, faça-o com liberalidade; o que preside, com cuidado; o que exercita misericórdia, com alegria.

Para termos uma vida vitoriosa diante de DEUS não podemos nos conformar a esse mundo. vs2
Conformeis = indica a moldagem segundo um determinado padrão, em que uma coisa toma a forma de outra, adquirindo o seu caráter, mediante alguma influência ou poder exterior.
O verbo Conformar-se = “Schema”, é contraste do vocábulo grego “Morphe” que é a raiz da palavra transformar.
Mundo = Essa palavra utilizada por Paulo, não é a palavra grega “Kosmos”, que significa o mundo físico, o mundo dos homens, e, sim, é o termo grego “aeon”, que indica era ou época, o que envolve tudo quanto caracteriza tal época.
O que Paulo estava querendo dizer é que a era ou época presente se caracteriza por uma série de condições, costumes, padrões morais e espirituais. E que o servo do Senhor não pode se conformar com essas características da época presente.
Quando estudamos físico-química aprendemos que os sólidos tem forma própria enquanto que os líquidos e gasosos tem a forma do recipiente que os contém. Se você colocar uma pedra dentro de um prato ela continua com a mesma forma de pedra, se coloca-la dentro de um copo, ela continua com a mesma forma de pedra. Já um pouco de água, se colocado dentro de um prato, toma a forma do prato, se colocado dentro de um copo, toma a forma do copo.
O apóstolo Paulo no orienta a não tomarmos a forma do mundo. Na prática isto quer dizer que não podemos ser identificados como sendo participantes dos padrões morais e espirituais do mundo. Você, como servo de DEUS, não pode achar por exemplo o sexo antes do casamento ou fora dele como sendo algo normal. Não pode se acostumar com a corrupção e mesmo fazer uso dela ao oferecer um dinheirinho pro guarda pra não ser multado. Não pode ligar a televisão e receber toda aquela imundícia e imoralidade que ela tem para oferecer e pensar que não é influenciado só por ver aquilo tudo.
Se você colocar um sapo dentro de uma panela de água quente ele vai pular e sair dali, mas se colocar numa panela com água fria e colocar a panela pra esquentar, o sapo vai morrer sem perceber.
Nós temos que ficar apercebidos para as ciladas de satanás.
Para termos uma vida vitoriosa diante de DEUS não podemos ser soberbos.vs3
O quem este versículo tem haver com o resto do texto? Por que Paulo exorta ao fato de termos ou não alto conceito de nós mesmos? Paulo sabia quem sabe até mesmo por experiência própria dos perigos da soberba. Em Provérbios capitulo 16 versículo 18 a palavra de DEUS nos diz que: “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.”
Isto quer dizer que se pensamos que somos alguma coisa, corremos o risco de abrirmos a guarda e ficamos vulneráveis às ciladas do inimigo.
Na vida espiritual, quando achamos que somos bons, que somos melhores que nosso irmão que quem sabe caiu em pecado, que não somos fracos como aquele outro que vive pedindo a igreja que ore pela sua vida espiritual, somos fortes candidatos à queda. Nós não podemos confundir ativismo religioso com vida espiritual. Você pode pensar, eu faço parte da equipe de louvor, ou eu sou um obreiro da igreja ou não perco nenhum culto e achar que isto te dá a condição de imune às armadilhas do inimigo de nossas almas, você é um forte candidato à queda. Lembrem-se do versículo “A soberba precede a destruição, e a altivez do espírito precede a queda.”
Um outro versículo que nos diz como devemos nos portar é Lucas capítulo 17 versículo 10: “Assim também vós, quando fizerdes tudo o que vos for mandado, dizei: Somos servos inúteis; fizemos somente o que devíamos fazer.” Não podemos deixar a soberba tomar lugar no nosso coração e tão quanto importante a isso, temos que tomar cuidado ao elogiarmos os irmãos que estão à frente dos trabalhos da igreja para que isso não se transforme em soberba. Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.
Para termos uma vida vitoriosa diante de DEUS temos que ser dedicados à sua obra. vs 6-8
Esses dons aqui relacionados fazem parte de uma lista maior que formam os dons espirituais, mas uma característica comum a esses dons aqui mencionados é a que apesar de serem dons espirituais e por isso, nós imaginamos em algo sobre natural, eles devem ser lapidados, desenvolvidos com dedicação, com zelo.
Isto me fez lembrar de um fato que minha cunhada, esposa de meu irmão, me contou. Eles moram num prédio pequeno de uns 8 apartamentos e eles contrataram um porteiro. Logo no primeiro dia o meu irmão se assustou quando encontrou o carro que estava na garagem, todo limpo, alguém tinha lavado seu carro sem que ele soubesse e quando ele encontrou o porteiro esse lhe disse. Seu Anderson, o senhor não se importa de eu lavar o seu carro não, né? Meu irmão, é claro, disse que não se importava, minha cunhada disse que quando chega do supermercado com compras, o porteiro faz questão de levar as compras até lá em cima pra ela. Como o prédio é pequeno, eles estavam pensando em cortar gastos, e em outra situação a primeira coisa a fazer seria mandar o porteiro embora, mas isso nem passou pela cabeça dos moradores por causa da dedicação que aquele homem tinha no seu serviço.
Nós temos que ter essa mesma dedicação na obra do Senhor, não importando que função iremos exercer, que dom o Espírito Santo irá nos dar. Pois como o próprio texto diz somos membros do corpo no qual a cabeça é Cristo. Todos temos valor diante de DEUS, alguns podem ser o dedo mindinho do pé que não aparece, não faz barulho, não é vistoso, mas que se faltar desequilibra todo o corpo. Ou podem ser a língua que fala pelo corpo todo, sempre se manifesta, sempre aparece. Isto não importa, o que importa é que qualquer que seja a sua função que ela seja exercida com dedicação e humildade.
Conclusão:
Quero fazer agora um desafio a sua vida: Que você não se conforme com o mundo, nem com as coisas que o mundo lhe oferece. Não seja soberbo, deixando que satanás use a sua soberba para derrubá-lo. Dedique sua vida para a obra do Senhor, por que seguindo esses princípios você terá uma vida vitoriosa diante de DEUS. Não é nenhuma receita de bolo, mas são princípios como vários outros na Bíblia que servem para nos orientar como agir na nossa vida espiritual.

(sermão pregado na Igreja Batista Evangélica em 20/06/2004)

VN:F [1.9.12_1141]
Rating: 10.0/10 (1 vote cast)
VN:F [1.9.12_1141]
Rating: 0 (from 0 votes)
Será que existe segredo para o sucesso?, 10.0 out of 10 based on 1 rating
Be Sociable, Share!