PORQUE NÃO COMEMORAMOS O NATAL

Posted: 2nd dezembro 2009 by admin in Sermões

Apesar de não comemorarmos o natal há algum tempo aqui na nossa igreja, além de termos novas pessoas que estão frequentando nossa igreja, alguns irmãos antigos ainda não entendem bem por quê nós não comemoramos o natal. Gostaria de dar alguns motivos que não esgotam o tema mas confirmam nossa postura em relação a esse tema.

Enfoque histórico

Durante 336 anos, a igreja cristã não teve festa de Natal. No ano 336 a cristandade começou a festejar o Natal de Jesus Cristo, no dia 25 de dezembro, dia que jamais a Bíblia sustentaria para o nascimento de Jesus. Porque Jesus não nasceu no inverno. Provavelmente deve ter nascido na primavera, quando os pastores estariam no campo, cuidando dos seus rebanhos. Não é provável Jesus ter nascido naquela época do inverno.

No entanto, o Imperador Constantino havia dado uma condição, em que mais tarde, tornaria permissível a postura de aceitabilidade dos sistemas religiosos vigentes. A conversão deixaria de ser uma radical transformação de vida, para se constituir apenas numa adesão formal a um outro sistema religioso. As pessoas do Império ficaram satisfeitas por pertencer ao cristianismo oficial sem a necessidade de abandonar toda a bagagem do paganismo. Naquela época, as festas de Dioniso, o deus da embriaguez, que tinha como coroa uma guirlanda de hera e um pinheiro verde colocado sobre o seu altar, eram comemoradas em culto ao deus sol, no dia 25 de dezembro, dia do solstício do inverno, no hemisfério norte.

Com muito jeito e astúcia, a verdade de Jesus Cristo como o sol da justiça, dirigiu-se para o Oriente verdadeiro, fazendo com que Ele se tornasse o foco da adoração, substituindo a ênfase mitológica. E com isto tudo, foi-se também introduzindo as fogueiras de Natal, que era a forma do paganismo adorar o fogo – porque não podendo atingir o sol, adorava o fogo. Adornavam as festas, as bacanais, com fogueiras, onde Baco e Dioniso que são o mesmo deus, eram adorados com comilança e bebedice à vontade. E para amenizar o sofrimento trocavam-se presentes, a fim de que as pessoas ficassem contentes no momento da ressaca, logo depois daquele festejo. Davam-se os presentes uns aos outros, para amenizar os sofrimentos e abrandar a culpa da comemoração dissoluta. Estes expedientes descomedidos foram expurgados dos seus exageros e transplantados para dentro da igreja. A orgia se transformou na recatada ceia de Natal, passando a fazer parte do processo de celebração e pouco a pouco começaram a surgir pequenas deturpações: fogueiras se transfiguram em velinhas como fogo, depois em luzinhas, pisca-pisca. As luzinhas são mais bonitinhas. Elas não queimam, não poluem e ficam acendendo nas cidades; acendem e apagam produzindo uma sensação extasiante. É muito bonito e dá uma idéia deslumbrante de euforia.

Com o passar do tempo muitos outros costumes foram sendo introduzidos nas festividades do natal. O papai noel, por exemplo, é uma representação de São Nicolau, um santo da igreja católica romana. O presépio foi inserido por São Francisco.

A árvore de natal também tem suas origens no paganismo. Segundo uma fábula babilônica, um pinheiro renasceu de um antigo tronco morto. O novo pinheiro simbolizava que Ninrode tinha vindo a viver novamente em Tamuz. Entre os druidas o carvalho era sagrado. Entre os egípcios era a palmeira, e em Roma era o abeto, que era decorado com cerejas negras durante a saturnália. O deus escandinavo odim era crido como um que dava presentes especiais na época de natal àqueles que se aproximassem de seu abeto sagrado.

Enfoque Conteporâneo

O Natal hoje é uma festa principalmente comercial. A mídia tem a cada ano tirado Jesus de cena dando mais valor e atenção aos outros componentes do Natal como uma tentativa de transformar o Natal em uma festa a ser comemorada tanto por cristãos quanto por não-cristãos. Foi notícia nos jornais da Itália o fato de uma professora ter tirado o nome de Jesus das músicas natalinas para não ofender os alunos muçulmanos. O Papai Noel (São Nicolau) é hoje o componente principal do Natal e a troca de presentes junto com a farta ceia de Natal tornou-se o objetivo principal do comércio nesta época.

O culto, que deve ter como único objetivo a adoração a Deus, passa a ser um show de corais e grupos teatrais. Há igrejas que montam grandes árvores de natal dentro do templo. Ah se Jesus entrasse com um chicote!

Enfoque Bíblico

O natal é uma apologia à mentira. Quem aqui nunca foi enganado pelos pais acreditando em Papai Noel? Creio que poucos. João 8:44 Papai Noel é um santo da Igreja Católica Romana. Já parou para pensar que se você tem um Papai Noel em casa, você está no mesmo erro de alguém que possui uma imagem de qualquer outro santo? Ex 20:4 A árvore de natal é um símbolo idólatra. Dt 16:21 Em nenhum lugar das Escrituras é ordenado aos cristãos que comemorassem o nascimento de Cristo, mas sim sua morte através da Ceia do Senhor. 1 Cor 11:25-26

Só reis ímpios comemoravam o seu dia natalício (aniversário) Gn 40:20-22, Mat 14:6-8. Só uma curiosidade: Nas duas ocasiões alguém perdeu a cabeça.

Conclusão

Com muita tristeza fiquei sabendo há algum tempo que haviam criado uma escola de samba gospel, em que os integrantes eram ?evangélicos? e que desfilaria no carnaval. Se não me engano isto foi em Niteroi. Como pode cristãos tentando se adaptar a esta festa chamada carnaval, festa de exaltação à carne. Esta mesma tristeza deve ter alcançado os corações de cristãos sinceros há quase 1700 anos passados quando alguns cristãos começaram a celebrar a festa pagã ao deus sol dando uma roupagem nova, dizendo ser o aniversário de Jesus. Ao longo dos anos em todos os períodos da história da cristandade uma minoria de líderes eclesiásticos tem se colocado contra a observância do natal. Um ou mais fatores estão relacionados a essa oposição: uma rejeição da autoridade eclesiástica na tentativa de estabelecer dias oficiais de festas dos quais o natal é um; uma objeção às bebidas, festas e imoralidade associadas às festividades do natal em todos os períodos da história; as associações antigas e contínuas entre o natal e as idéias e práticas religiosas pagãs.

Alguns protestantes, especialmente os de tradição calvinista – inclusive Calvino, Knox, os puritanos ingleses e norte-americanos e muitos presbiterianos – recusavam-se a celebrar o natal.

Hoje temos como exemplo nossos irmãos da igreja Cristã do Brasil não comemoram o natal e várias igrejas de variadas denominações que tem abandonado essa prática.

VN:F [1.9.12_1141]
Rating: 6.9/10 (22 votes cast)
VN:F [1.9.12_1141]
Rating: 0 (from 6 votes)
PORQUE NÃO COMEMORAMOS O NATAL, 6.9 out of 10 based on 22 ratings
Be Sociable, Share!
  1. nelson disse:

    Muito bom o artigo! Gostei.
    Aproveito o artigo, e sugiro a todos que leiam e saibam também PORQUE NÃO COMEMORAR O ANO NOVO, que também é puramente PAGÃO!
    Publiquei alguma coisa em Fevereiro de 2008: http://nelsonjunior.wordpress.com/?s=%22ano+novo%22&searchbutton=Go!
    Boa leitura a todos!

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: +1 (from 1 vote)
  2. Rosana disse:

    Excelente artigo!
    Essa é uma verdade que nos incomoda, pois estamos habituados a viver uma mentira maquiada como aniversário de Jesus.
    É uma mudança de hábito difícil, mas necessária.

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 4.0/5 (5 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: +2 (from 2 votes)
  3. Eduardo disse:

    O Céu festejou o nascimento de Jesus (Deus e os anjos).
    O universo festejou o nascimento de Jesus (estrela de Belém e os animais que aqueciam o menino jesus e tantos outros).
    Os pastores festejaram o nascimento de Jesus (os pobres).
    Os magos festejaram o nascimento de Jesus (os reis, os ricos).

    Sejamos sábios!! Devemos sim comemorar o nascimento de Jesus.
    O que menos importa é o dia 25 de dezembro, o Papai Noel e a árvore de natal. Nossos corações voltados para Cristo Jesus. Tempo de reunirmos como nossos irmãos, trocar presentes (como fizeram os reis magos) e dar gloria ao santíssimo!!! Estamos no tempo da graça!!!!!

    Abs.

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 3.0/5 (2 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: +2 (from 8 votes)
    • Emerson disse:

      Caro Eduardo, obrigado pelo comentário. Apesar de não concordar com as opiniões que você expôs, quero deixar registrada a sua liberdade em discordar.

      VN:F [1.9.12_1141]
      Rating: 5.0/5 (2 votes cast)
      VN:F [1.9.12_1141]
      Rating: -2 (from 4 votes)
  4. Mario disse:

    Dando ênfase ao texto, acrescento:
    Se somos cristãos, seguimos os ensinamentos de Cristo, como podem ainda ter dúvidas quanto à Bíblia, se nao está na Bíblia não nos serve.
    O natal verdadeiro é nos dado quanto nos convertemos e temos um novo nascimento, esse e o natal, pouco importa para Deus outra coisa que nao seja, nossa conversão.
    Esse comentário do Eduardo, é típico de católico, que tambem fui, e vive na mentira,do natal, da páscoa com coelho, adoração a imagens, entre outras abominações.
    Se Deus achasse que era importante ter divulgado essa data Ele o faria.

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: +1 (from 3 votes)
    • Emerson disse:

      Não devemos julgar as intenções do coração do próximo. A comemoração de Natal não é exclusividade de uma ou outra religião.

      VN:F [1.9.12_1141]
      Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
      VN:F [1.9.12_1141]
      Rating: +2 (from 2 votes)
  5. ramiro disse:

    NATAL É UMA MENTIRA ANTI BIBLICA QUE ENGANA AS PESSOAS
    NÃO TEM ESCRITO NA BIBLIA PARA SE COMEMORAR DA NATALÍCIA
    MAS TEM PRA NÓS COMEMORAR SIM A MORTE DE JESUS ATÉ QUE ELE VENHA

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 4 votes)
  6. Amém, irmão Emerson! É isso mesmo. Natal é festa de origem totalmente pagã e quem já descobriu isso e ama realmente o Senhor não pode mais montar uma árvore de natal, fazer guirlanda ou citar o tal do papai noel. Quer lembrar o nascimento de Jesus? Lembre, mas sem associar a data pagâ do solstício.

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 4 votes)
  7. Santos disse:

    Eu acho q temos que fazer o que Jesus nos ensinou:
    “Amar o próximo como a Si mesmo”
    Se fulano, adora imagens, monta árvore e celebra o Natal! Quem somos nós pra julgarmos quem está errado?? Somos simples seres humanos, que iremos feder igual ao outro. Ao invés de ficar discutindo religião, rituais e blá, blá… Pq cada um não sai pelas ruas ae e ajudem os pobres,os animais…? Ninguém é melhor que o outro…
    Deus julgará o seu coração, as suas intenções, as suas bondades e as suas atitudes, não pq vc montou uma árvore de Natal e acredita em Papai Noel, nossa!!
    É mta ignorância pelo amor de Deus!!!
    Qdo vc respeita as pessoas como elas são e suas crenças. Então vc AMA o Senhor!!! Tem pessoas que precisam evoluir e MUITOOOO!!!

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 2 votes)
  8. Pr. Roger disse:

    É importante ver a liberdade de expressão neste site, portanto, gostaria tb de deixar a minha opinião sobre o assunto dizendo que se o Nascimento de Jesus (Natal) não fosse para ser Lembrado ou Comemorado, a bíblia já teria proibido. Pelo contrário, o que vemos nos relatos bíblicos é o registro de um Grande Evento. Evento esse, Celebrado por um Coral Celestial, por um grupo de Pastores, por Autoridades Pagãs Estrangeiras e pela própria Criação (Estrela). Se tudo isso, não nos convencer a Celebrar a chegada do nosso Salvador, é melhor então, deixarmos de comemorar o nosso nascimento, o nascimento das nossas igrejas, dos nossos filhos, dos nossos ministério, etc…

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: +1 (from 5 votes)
  9. Cida disse:

    Gostei muito do artigo, já enviei para meus amigos do orkut. Fico feliz em saber que ainda há pessoas que não tem medo de falar a verdade. Que Deus te abençoe.

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  10. Pr. Anderson Rodrigues disse:

    Shalom Alechem,

    Amado irmão, fiquei feliz de saber que Deus tem usado pessoas como o amado para esclarecer este assunto.

    Sou Pastor da Igreja Metodista Internacional na cidade de Joinville SC, desde que iniciamos o ministério tenho ensinado minhas ovelhas sobre o que realmente esta por trás desta comemoração, e que o natal nada tem com o nascimento de Jesus Cristo.

    Que Deus continue abençoando sua vida e te usando para trazer verdade a nossos irmãos.

    Um forte abraço.

    Paz !!!

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 5.0/5 (1 vote cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: +1 (from 1 vote)
  11. Ricardo de Souza disse:

    A verdadeira essencia da comemoração natalina, e festejar-mos o nascimento do nosso salvador.e a coeunonia com nossos famíliares e irmãos em Cristo Jesus.
    e quanto as palavras de Emerson da Igreja Cristã do Brasil, sua citação sobre a data e tempos estão corretos; mais se converssarmos com um Testemunha de Jeová ele também saberá diser tudo isso que Emerson nos disse em seu discursso. porem é de meu conhecimento que a Igreja Cristã do Brasil, não tem Pastor, mais Ancião, não tem diaconos e nem Presbíteros. e que também aboliram o Dízimo, e só ,dão ofertas. perguto aos amados Irmãos essas coisas tem amparo Biblico. deicho A Paz do Sr.Jesus a todos os amados Irmãos em Cristo.

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: -1 (from 1 vote)
    • Emerson disse:

      Meu irmão, não sou da igreja Cristã do Brasil e não a citei como exemplo de fidelidade à Palavra, citei para que as pessoas saibam que existem grupos evangélicos que não comemoram o Natal. Na verdade, conheço várias igrejas de várias denominações que não comemoram. Eu, quando posso, estou com minha família neste período do ano devido aos feriados, recessos etc, mas não uso o “Natal” como desculpa para isto.

      VN:F [1.9.12_1141]
      Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
      VN:F [1.9.12_1141]
      Rating: +1 (from 1 vote)
  12. Edson Reis disse:

    Excelente matéria,mas se não estou enganado,dezembro ainda é primavera até que o verão se instale oficialmente.Mas o fato concreto é que siquer sabemos qualquer data aproximada que seja de seu nascimento,ou onde nasceu exatamente,ou ainda em que condições.Os estudos mais recentes apontam para um hotel,nem no curral,nem manjedoura.O que também não tem a menor importância,o que interessa é que Ele nasceu!! Esta data pagã só serve para expor as vísceras de uma sociedade
    que gosta de ser enganada,adora o vinho,a cachaça,futebol,carnaval e não estão nem aí com os excluídos.

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  13. Marice Luna disse:

    Deus na sua infinita misericórdia, nos deu livre arbirtrio. Não julgem diz o Senhor dos exércitos. Os verdadeiros cristãos amam a todos as pessoas e não denominações. Cada um que haja de acordo com o seu coração. Jesus nasceu, até agora é a mais completa verdade e o natal é a maneira linda de comemorarmos mesmo sem saber a data certa eu amo saber que o meu Redentor nasceu, morreu e ressuscitou. Amém.

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  14. Mylenne disse:

    Muito boa sua mensagem Emerson. Aqui em casa tambem temos essa visao. Deus abencoe grandemente seu ministerio! Abracos

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  15. CELI FERNANDES DA SILVA disse:

    Sou cristã, e pertenço a denominação do Missionário R.R. SOARES, A.I.I.G.DEUS, EM NITERÓI,R.J. Eu , tenho a opinião, que se a bíbila não condena a comemoração do nascimento de JESUS CRISTO, e pelo contrário,os reis magos, o seguem para adorá-lo[ o que é uma azercomemoração], não vejo o porque de não festejar junto aos seus familiares, o nascimento de quem veio trazer ao mundo, a paz, o amor e ensinar que devemos fazer as mesmas obras que ÊLE fez.A troca de presentes, a árvore de natal e as comidas natalinas, são apenas atitudes, que não vejo malícia nenhuma na vida do cristão.Lá em casa, comemoramos o natal, e falamos de amor, e do perdão, assim como amor ao próximo, e tenho a certeza, que JESUS está presente entre nós.Mas, cabe a cada um, analizar suas atitudes diante do mundo, e da intenção de seu coração.Obrigada por essa oportunidade e a PAZ DE CRISTO PARA TODOS.

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  16. Deyglisonjuan disse:

    É fato que Jesus não nasceu em dezembro. Nada contra cristãos comemorar nascimento de Jesus. Eu não ligo p comorar nenhuma data. Alias, todas datas comemorativas tem capitalismo. Porém, não vejo nada demais quem gosta.
    É uma pergunta: A luz da BÍBLIA: é errado, pecado; os dias dos pais, das mães, das crianças, namorados, do idoso, finados, do ano novo, do trabalhador?

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: -1 (from 1 vote)
  17. vanderlei ferriera silvestre disse:

    Bom Dia A paz de Cristo

    É de fato uma data peculiar, unica o nascimento de Crsito, mas o foco para os Cristão n]ão tanto o nascimento mas sim a sua morte e mortede CRUZ, e o grande evento no terceiro dia a sua ressurrreição, os debates de uma forma geral agrega algo, mas nso colocamos se pudermos ni lugar de JESUS, qual seria a sua a minha resposta.

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  18. Eduardo Junior disse:

    Como vcs podem afirmar q papai noel é um santo católico ? Idolatria ? Precisam conhecer melhor antes de falar besteira ,calúnia ,julgamento ,só Deus pode nos julgar ,então largam de caluniar nós católicos e sirvao a Deus ,parem de falar mal de pessoas que tem ovmesmo propositoJesus Cristo nosso Senhor
    Deusssss

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 0 votes)