Para onde você tem olhado?

Posted: 28th agosto 2009 by admin in Sermões

É incrível como a sociedade perdeu os valores básicos que nos diferenciam dos animais irracionais. Hoje o comércio que se faz com fotos de mulheres nuas, peladas, literalmnete chega à irracionalidade. É só uma mulher participar de um reality show que já fazem apostas de quando posará para uma revista “masculina” (como se revista possuisse gênero). Tempos atrás aconteceu um incidente que poderia ser chamado de engraçado, não fosse a iniquidade envolvida no fato. Uma atriz famosa que já posou várias vezes nua, ficou extremamente triste e abatida porque um fotógrafo tirou uma foto dela sem calcinha depois ela girou ao redor de si e seu vestido revelou o que estava “escondido”. Talvez o motivo da tristesa tenha sido porque aquela foto não lhe rendeu nenhum cachê. Este mercado é tão competitivo porque existem milhões de pessoas que querem olhar. Estão ansiosas para ver o proibido, o escondido. Mas estes mesmo são estremamente moralistas quando suas esposas ou filhas usam algum tipo de roupa mais revelador.

Para onde você tem olhado?

O Apostolo Paulo uma vez ao escrever uma carta para a igreja em Colóssos, exortou publicamente um lider a olhar para o local certo.

Cl 4:17 E dizei a Arquipo: Atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para que o cumpras.

Atentar, no original é olhar, ver. É a mesma palavra usada em muitos textos como “ver”, como naquele texto que Jesus disse que têm olhos mais não veêm. O sentido é mais profundo que simplesmente “dar uma olhada”, é no sentido de aplicar a atenção. Já a palavra Ministério no original é diaconia, pode significar muitas coisas, muitos acham que é o ministério de diácono, mas ministério da Palavra, Ministério da Reconciliação, todos estes como também aquele texto que diz que há muitos ministérios, mas um só é o Espírito, também usam a mesma palavra diaconia.

Ministério, diaconia, significa serviço. Qual é o seu serviço? Qual é o seu ministério?

Todos temos um ministério a cumprir, é o propósito para o qual existimos, é a nossa razão de ser e nesta fala de Paulo, ele exorta para Arquipo que coloque o foco de suas atenções para aquilo pelo qual ele foi chamado. Paulo conclui falando o motivo pelo qual Arquipo deveria focar seus olhos em seu ministério, para o cumprir.

Cumprir é também traduzido como completar, realizar.

Então, resumindo, Paulo exorta que Arquipo deveria focar sua visão em seu ministério para o cumprir.

Para onde você tem olhado?

Uns olham para trás:

Lc 9:62 E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus.

Gen 19:17,26

17 E aconteceu que, tirando-os fora, disse: Escapa-te por tua vida; não olhes para trás de ti, e não pares em toda esta campina; escapa lá para o monte, para que não pereças.

26 E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.

Olhar para trás é perder o foco, é viver como um museu: do passado, é deixar que as magoas serem o guia da própria vida. Eu e você não fomos chamados a olhar para trás.

Uns olham para o lado:

João 21:21-22

21 Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será?

22 Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.

Olhar para o lado é perder o foco, se preocupando com a “concorrência”. Muitos vivem uma vida engessada, sem progresso por ficarem se comparando com os que estão ao lado, por se preocuparem em controlar os outros ao invés de focalizarem seus olhares naquilo que de fato os fará crescer.

Uns olham para os afazeres:

Lc 10:38-42

38 E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa;

39 E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra.

40 Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude.

41 E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária;

42 E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.

II Tim 2:4 4 Ninguém que milita se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.

Olhar para os afazeres é perder o foco, é deixar que distrações lhe tirem à atenção, é não escolher a melhor parte, é desagradar aquele que te chamou.

Conclusão

Para onde você tem olhado?

Cl 4:17 Também dizei a Arquipo: atenta para o ministério que recebeste no Senhor, para o cumprires.

VN:F [1.9.12_1141]
Rating: 8.3/10 (3 votes cast)
VN:F [1.9.12_1141]
Rating: 0 (from 0 votes)
Para onde você tem olhado?, 8.3 out of 10 based on 3 ratings
Be Sociable, Share!
  1. Visão disse:

    Eu estava em uma oração proximo de uma da manha, quando uma ermã teve uma visão a meu respeito, ela via o versiculo de col.4.17 e isso me levou a pesquisar sobre Arquipo e descobri que eu estou enquadrado nisso. Tenho 23 anos e nuca me senti digno de fazer algo para o Senhor, lembro-me de Isaias, quando o mesmo é tocado com brasas vivas no altar. Medite comigo: O Senhor Jesus tem um ministerio tao especifico e lindo, especial na minha vida, que eu sou o primeiro a comentar aqui com vcs. Incrivel o revelar do profundo de Deus. A paz de Cristo a todos!!! Estou imulsionado a cumprir o ministerio do nosso Mestre Jesus, que o Espirito Santo me dê graça, pois sem ele nada podemos fazer.Aleluias…

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  2. Visão disse:

    Não liguem para algns erros de português, ok, por ex: ermã! e sim irmã, imulsionado não e sim impulsionado, digitei rapido, essa resalva é só para que os senhores e as senhoras compreendam o texto. Sem mais. Ah! se vc sentir de Deus me adicione e mande-me um imail, gostaria de falar com alguem sobre isso. webertiveloso@hotmail.com

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 0 votes)