O Pecado de Acã

Posted: 2nd junho 2009 by admin in Sermões

A história de Acã é muito conhecida entre os leitores da Bíblia e por causa disto, muitos não prestam atenção nos detalhes que a história oferece que contêm lições importantes para cada um de nós. Vejamos o texto:

Josué 6:16-19

E sucedeu que, tocando os sacerdotes pela sétima vez as buzinas, disse Josué ao povo: Gritai, porque o Senhor vos tem dado a cidade.
Porém a cidade será anátema ao Senhor, ela e tudo quanto houver nela; somente a prostituta Raabe viverá; ela e todos os que com ela estiverem em casa; porquanto escondeu os mensageiros que enviamos.
Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis.
Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao Senhor; irão ao tesouro do Senhor.

Aqui Josué declara qual seria o destino do despojo de Jericó: Prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao Senhor, o restante deveria ser destruído. No início do capítulo seguinte o texto declara:

E TRANSGREDIRAM os filhos de Israel no anátema; porque Acã filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel. (Js 7.1)

Já no versículo vinte e um Acã confessa o que de fato ele pegou, fazendo com que DEUS não estivesse com o povo na guerra contra Aí, permitindo que Israel fosse vencido pelos seus inimigos e é sobre isto que gostaria de comentar.

Quando vi entre os despojos uma boa capa babilônica, e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos, cobicei-os e tomei-os; e eis que estão escondidos na terra, no meio da minha tenda, e a prata por baixo dela. (Js 7.21)

A natureza do pecado de Acã

“vi entre os despojos uma boa capa babilônica” A Babilônia sempre representou na Bíblia os valores destorcidos do mundo e quando Acã rouba algo considerado maldito e ainda coloca dentro de sua tenda e faz o que muitas vezes fazemos em nossas vidas ao trazer para o nosso lar “capas babilônicas”. Hoje os valores do mundo têm feito parte da vida do cristão de uma forma muito sutil, através de modismos, televisão, músicas, vocabulário usado em novelas que mesmo não sendo acompanhadas por alguns, chegam até dentro dos lares através de mudanças de comportamento que estas novelas geram na sociedade como um todo. O grande desafio nestes nossos dias é não conformar e sim transformar, é compreender que o “anátema” não deve nos atrair, e por ser “anátema” seu fim é a destruição.

“e duzentos siclos de prata, e uma cunha de ouro, do peso de cinqüenta siclos” Como você já deve ter percebido, desta vez Acã roubou aquilo que era do Senhor já que toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao Senhor. Muitos neste momento devem pensar que vou falar de dízimos e ofertas e de fato, se aplica. Acã tomou para si o que deveria ser consagrado ao Senhor e nós fazemos isto quando retemos a parte de nossos bens que não nos pertencem. Mas vou mais longe e afirmo que TUDO que deveria ser consagrado ao Senhor e nós guardamos, estamos pecando como Acã e este tudo incluí nossos bens, o dons que DEUS tem nos dado, nossas habilidades, nossa vida.

Consequências do Pecado de Acã

O fim da história é muito triste, pois Israel perdeu uma batalha, já que o Senhor afirmou que não estaria com Israel até que o anátema fosse desarraigado do meio do povo. Deus revelou aquele pecado à medida que o povo se santificou.

Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos; viraram as costas diante dos seus inimigos; porquanto estão amaldiçoados; não serei mais convosco, se não desarraigardes o anátema do meio de vós.
Levanta-te, santifica o povo, e dize: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz o Senhor Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; diante dos teus inimigos não poderás suster-te, até que tireis o anátema do meio de vós.

Já Acã, foi apedrejado com todos os seus bens, animais e família. Este é um ponto complicado de entendermos, já que a própria Palavra nos diz que “a alma que pecar, esta morrerá” e não quero entrar no mérito da questão agora. Mas uma verdade é incontestável: Todos que estão ao nosso redor sofrem as consequências dos nossos pecados, alguns mais diretamente como nossos filhos, esposa. Outros de forma indireta como a igreja, amigos, sociedade. Verdadeiramente não somos ilhas, vivemos em comunidade. Assim como no caso do mosquito da dengue, o pecado do vizinho nos afeta e o nosso afeta o vizinho. Maldito Acã!!!

VN:F [1.9.12_1141]
Rating: 8.2/10 (294 votes cast)
VN:F [1.9.12_1141]
Rating: +128 (from 136 votes)
O Pecado de Acã, 8.2 out of 10 based on 294 ratings
Be Sociable, Share!
  1. Luciana disse:

    Fiquei impressionada com a situação de acã e tive uma visão daquilo que já desconfiava foi muito importante pra mim essa informação quero por em prática essa lição!!

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 4.0/5 (5 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: +5 (from 5 votes)
  2. Fábio disse:

    Gente, não repudiem a minha pergunta antes de analisarem e tentarem responder-la de forma coerente e com bases bíblicas, mas ao ver o comentário da Laís, percebí q era pertinente questionar se Deus havia ordenado em algum momento que o Acã e sua família fosse mortos ou se simplismente deveria ser expluso do arraial. Talvéz o povo de isral neste momento caiu no mesmo erro de Moisés, quando Deus mandou ele tocar na pedra e ele a feriu. O exagero no cumprimento das ordens de Deus foi o motivo dele não entrar na terra prometida! Me esclareçam isso com argumentos racionais e fundamentadas na bíblia, me deem referencia sobre e pensem comigo e com a Laís antes de produzirem críticas emotivas. De certo, devemos crescer no conhecimento e na graça. Fiquem na paz!

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 1.5/5 (2 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: +2 (from 6 votes)
    • Emerson disse:

      Respondeu o Senhor a Josué: Levanta-te! por que estás assim prostrado com o rosto em terra?    -Josué 7:10
      Israel pecou; eles transgrediram o meu pacto que lhes tinha ordenado; tomaram do anátema, furtaram-no e, dissimulando, esconderam-no entre a sua bagagem.    -Josué 7:11
      Por isso os filhos de Israel não puderam subsistir perante os seus inimigos, viraram as costas diante deles, porquanto se fizeram anátema. Não serei mais convosco, se não destruirdes o anátema do meio de vós.    -Josué 7:12
      Levanta-te santifica o povo, e dize-lhe: Santificai-vos para amanhã, pois assim diz o Senhor, o Deus de Israel: Anátema há no meio de ti, Israel; não poderás suster-te diante dos teus inimigos, enquanto não tirares do meio de ti o anátema.    -Josué 7:13
      Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; a tribo que o Senhor tomar se chegará por famílias; a família que o Senhor tomar se chegará por casas; e a casa que o Senhor tomar se chegará homem por homem.    -Josué 7:14
      E aquele que for tomado com o anátema, será queimado no fogo, ele e tudo quanto tiver, porquanto transgrediu o pacto do Senhor, e fez uma loucura em Israel.    -Josué 7:15

      VN:F [1.9.12_1141]
      Rating: 4.3/5 (3 votes cast)
      VN:F [1.9.12_1141]
      Rating: +13 (from 13 votes)
      • Ralph disse:

        cap. 7:11 Isrsel pecou,e violaram a minha aliança, AQUILO QUE EU LHES ORDENARA, pois tomaram das vousas condenadas, e furtaram, e dissimularam,e até debaixo da bagagemo puseram.

        Ha um grande diferença entre moisés tocar na rocha e Acã. Acã pecou,violou aliança,tomou das coisas condenadas,furtou, dissimulou,e até debaixo da bagagem o puseram.Foi responsável pela morte de trinta e seis homens.Voltando pra Moises ele errou sim mss o erro dele trouxe consequencia sobre ele mesmo, nós encerramos dizendo que pecado é pecsdomss suas consquencias são distintas. ex: quem rouba uma lata de sardinha e quem rouba um banco todos dois roubsram

        VA:F [1.9.12_1141]
        Rating: 1.0/5 (1 vote cast)
        VA:F [1.9.12_1141]
        Rating: +1 (from 1 vote)
      • Wdy disse:

        Muitos pessoas pensam deus não é amor mais também fogo consumidor, na bíblia falar que a a irá de deus se derramar contra to injustiça dos homens mal certo, poderemos dizer que deus é injusto demaneira nenhuma se deus e a próprio justiça como ele seria injusto??O profeta Habacuque viveu aproximadamente 600 anos na terra de Judá.Ele começou escreve seu livro tentando entender como era o agir de deus , para ele era injusto pessoas inocentes pagar junto com pessoas injustos,perseguidores matando cristão etc. tipo a família de acã não tinha nada aver pelo erro dele, Habacuque não se conformava com uma situação dessa inocentes sofrendo morrendo sendo perseguidos passando fome chegar questionar a deus é deus responder a ele fica surpreso com as respostas de deus.Habacuque começou seu livro tentando entender o agir de deus mais terminou seu livro pequeno com a seguinte mensagem não precisamos entender tudo que deus faz só precisamos saber que é deus que faz qualquer coisa só ler lar isso não interpretação minha isso é bíblico.só usei a história de acã ,porque Habacuque também não se conformava com pessoas boa inocentes morrerem pelas mãos de homens perseguidores de cristãos, no pensamento dele nem um mal poderia acontece a um servo justo e fiel a deus,tem gente que pensa assim só por fato de sermos cristãos achar que somos blindados mais digo uma coisa a porta e estreita todos nós passamos por atribuição sendo justo ou não,podemos ver pela atribuição que Jô passou não foi uma punição mais um aprovação de deus para vida dele , Jô capítulo 1:1 diz assim na terra de uz não avia homem mais justo e temente a deus do que Jô.

        VA:F [1.9.12_1141]
        Rating: 4.3/5 (3 votes cast)
        VA:F [1.9.12_1141]
        Rating: +2 (from 2 votes)
      • Lorrhiney disse:

        A palavra de Deus é clara. Ela por si mesmo responde todas as questões.

        VA:F [1.9.12_1141]
        Rating: 1.5/5 (2 votes cast)
        VA:F [1.9.12_1141]
        Rating: +1 (from 1 vote)
  3. Renato disse:

    Querido Fábio, leia o verso abaixo, diz que Deus mandou queimar.
    Amanhã, pois, vos chegareis, segundo as vossas tribos; a tribo que o Senhor tomar se chegará por famílias; a família que o Senhor tomar se chegará por casas; e a casa que o Senhor tomar se chegará homem por homem. -Josué 7:14
    E aquele que for tomado com o anátema, será queimado no fogo, ele e tudo quanto tiver, porquanto transgrediu o pacto do Senhor, e fez uma loucura em Israel. -Josué 7:15

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 4.0/5 (2 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: +1 (from 1 vote)
  4. Bruno disse:

    36 homens de Israel morreram pelo pecado de Acã!

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 1.0/5 (1 vote cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  5. Adriana disse:

    Deus está no controle de tudo…ainda que somos infiéis Deus continua fiel.nós temos que escolher um lado, não se servi a dois senhores. Deus é amor e justiça também. …escolha obedecer! !!

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  6. Regina goncalves disse:

    Eu acredito quanto Deus fala com o povo de hoje ele não está falando simplicimente quais foram situada .peli contrário ele quer que o povo adore somente ele porque a palavra do senhor fala que ele não dividi a glória com ninguém é quando diz ninguém é ninguém é tem muita gente roubando a glória de Deus pra eles em busca de poder de posição quando na verdade devemos se posicionar e na presença dele .

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  7. Celso da silva disse:

    Boa matéria, contudo, com relação ao dízimo e ofertas há equívoco, pois, o dízimo contidos na Lei não confere a esta geração de forma obrigatória, mas, como gratidão ao modo ocorrido com Abraão que, em forma de agradecimento e, do mesmo modo, acontece a geração pós Cristo do qual incluímos. Não é obrigação mas um dever do cristão ajudar a manutenção. Obrigação acarreta em pecado o não cumprimento enquanto o dever, é apenas punição moral por ser vergonhoso a quem não ajuda na evangelização.

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  8. Alexsandra disse:

    Infelizmente,o pecado desde o jardim do Éden trouxe conseqüências terríveis para toda humanidade.
    Por causa de Adão e Eva entrou o pecado no mundo, até a terra que era bendita tornou-se maldita.
    Jonas quando fugia em navio abordo para não fazer a obra do Senhor por desobediência.
    Todos que estavam no navio sofreram às consequências.O mar só veio acalmar depois que lançaram sorte e caiu sobre ele para ser lançado ao mar.
    Hoje não é diferente.
    Quando os pais erram,os filhos sofrem às consequências.

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 0 votes)