Encontrando-se com Jesus

Posted: 27th agosto 2009 by admin in Atraíndo a presença de DEUS, Sermões

Mês passado estive numa conferência em São Paulo e sabia que uma prima minha estaria lá também. Ela aconteceu no  Ginásio “Geraldo José de Almeida”, conhecido como Ginásio do Ibirapuera. Como eram muitas pessoas no local, eu demorei a encontrá-la, mas quando a vi, logo reconheci, pois sabia que ela estaria ali. Já no último dia, vi um homem encostado no alambrado que se parecia muito com um colega de seminário que eu já não via há anos, mas imaginei que era alguém parecido somente. Na saída, passei por ele e tive certeza que era o meu amigo, pois ele me olhou como quem já me conhecesse.

Eu contei esta história para mostrar pra vocês que existem dois tipos de encontro quanto à motivação. Uns são motivados pelo acaso enquanto que outros pelo preparo.

Jesus se encontrou algumas vezes casualmente com algumas pessoas e eu vou falar sobre dois encontros casuais de Jesus.

O Primeiro foi com a mulher samaritana. Jesus parou diante de um poço para beber água e viu uma mulher de Samaria, uma região ao norte de Judá. Os samaritanos não se comunicavam com os judeus e vice versa. Jesus pediu água e a mulher começou um diálogo com Jesus, então Jesus falou sobre a água da vida e ela não entendeu que Jesus estava falando que Ele próprio era esta água, Jesus revelou sobre sua vida matrimonial e ela se admirou, disse que Jesus era um profeta mas não reconheceu Jesus como o Salvador, ela desviou o assunto, querendo saber onde era o local certo para adorar a Deus e Jesus falou sobre os verdadeiros adoradores e neste ponto ela disse que viria o Messisas e revelaria todas estas coisas. Então Jesus disse João 4:26 Disse-lhe Jesus: Eu o sou, eu que falo contigo.

Vocês conseguem perceber o tempo que demorou até que aquela mulher reconhecesse que aquele que falava era o tão esperado Messias? Isto se deu porque ela não estava preparada para aquele encontro, ela não tinha planejado se encontrar com o Messias aquele dia, ela tinha ido buscar água somente.

O segundo encontro casual foi depois que Jesus morreu, Ele encontrou com dois discípulos seus que estavam indo para uma aldeia chamada Emaús. Esses discípulos estavam lamentando por Jesus ter morrido e Jesus começou a falar com eles sobre tudo o que a Bíblia dizia em relação a Ele, começando por Moises e pelos Profetas, mas aqueles discípulos não reconheceram Jesus, pois não tinham planejado nem se preparado para aquele encontro. Mas depois de algum tempo, Jesus entrou na casa onde eles iriam ficar e só quando Jesus partiu o pão foi que eles o reconheceram. Leiamos.

Lucas 24: 30-31

Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava. Abriram-se-lhes então os olhos, e o reconheceram; nisto ele desapareceu de diante deles.

Esses dois encontros tiveram algo em comum que foi a falta de preparo daqueles que se encontraram com Jesus. Mas nós somos chamados a termos encontros diários com Deus motivados pelo preparo. Lucas conta a história de um encontro planejado, esperado:

Lucas 2: 36 Havia ali também uma profetisa chamada Ana, que era viúva e muito idosa. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Sete anos depois que ela havia casado, o seu marido morreu.

37 Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações.

38 Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.

Ana é um exemplo de uma pessoa que estava preparada para ter um encontro verdadeiro com Jesus. Jesus tinha apenas oito dias e quando ela o viu, logo reconheceu que aquele menino era o salvador.

Mas como posso me preparar para ter um verdadeiro encontro com DEUS?

VOCÊ DEVE SE PURIFICAR.

Josué 3:5 Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o SENHOR maravilhas no meio de vós.

Êxodo 19: 10-11 Disse também o SENHOR a Moisés: Vai ao povo, e santifica-os hoje e amanhã, e lavem eles as suas roupas, e estejam prontos para o terceiro dia; porquanto no terceiro dia o SENHOR descerá diante dos olhos de todo o povo sobre o monte Sinai.

Neste dois encontros Deus ordenou que o povo se purificasse para encontrar-se com Ele. Deus quer também encontrar-se com você e hoje Ele te chama a purificar o seu coração, purificar a sua vida, deixar de lado toda a iniqüidade, deixar de lado todo o pecado. Quanto mais você se aproximar de Deus, mais Ele vai te mostrar áreas de sua vida que precisam ser purificadas. Coisas que todos consideram normais como avançar um sinal fechado, vai tendo um novo significado quando você se coloca diante de DEUS para si purificar ou para ser purificado por Ele como o caso de Isaias.

Isaias 6: 5-7 Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos!

Então, um dos serafins voou para mim, trazendo na mão uma brasa viva, que tirara do altar com uma tenaz; com a brasa tocou a minha boca e disse: Eis que ela tocou os teus lábios; a tua iniqüidade foi tirada, e perdoado, o teu pecado.

VOCÊ DEVE BUSCAR AO SENHOR COM SINCERIDADE.

Jeremias 29: 12-13 Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei. E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.

Você só encontrará o Senhor, se o buscar de todo o coração. Sinceridade para Deus tem um sentido diferente que para as pessoas. Se eu não for sincero com a Rosana, talvez ela nunca descubra, mas quando eu não sou sincero para com Deus tanto eu quanto Ele sabemos disto. A falta de sinceridade, nos afasta da presença de Deus como afastou Adão. Ele não queria assumir o seu pecado e então se escondeu de DEUS. Ser sincero com Deus é assumir os pecados, assumir as fragilidades, assumir a pequenez, declarar as fraquezas. Isto nos leva à terceira atitude que devemos ter para nos encontrarmos com Deus.

VOCÊ DEVE BUSCAR AO SENHOR COM HUMILDADE.

2 Crônicas 7:14 E se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face e se converter dos seus maus caminhos, então eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra.

Nós devemos chegar diante de Deus com humildade. Humilhar não é rasgar as vestes mas sim o coração, como o Profeta Joel disse. A verdadeira humildade é interior e é para Deus e não para os homens. Uma das formas que Deus nos deu para nos humilharmos diante dele é o jejum. Vamos ler:

Esdras 8: 21 Então proclamei um jejum ali junto ao rio Ava, para nos humilharmos diante do nosso Deus, a fim de lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos pequeninos, e para toda a nossa fazenda.

22 Pois tive vergonha de pedir ao rei uma escolta de soldados, e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho, porquanto havíamos dito ao rei: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira estão contra todos os que o deixam.

23 Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus; e ele atendeu às nossas orações.

Esdras estava indo para Jerusalém para reconstruir o Templo e proclamou um jejum para se humilharem diante de DEUS. Outro exemplo maravilhoso é o de Daniel.

Em Daniel 10 3 e 12 lemos.

Daniel 10:3 Alimento desejável não comi, nem carne nem vinho entraram na minha boca, nem me ungi com ungüento, até que se cumpriram as três semanas.

12 Então me disse: Não temas, Daniel, porque desde o primeiro dia em que aplicaste o teu coração a compreender e a humilhar-te perante o teu Deus, são ouvidas as tuas palavras; e eu vim por causa das tuas palavras.

Daniel se humilhou diante de Deus e foram ouvidas as suas palavras e ele pode chegar a um nível de intimidade com Deus incomparável.

Conclusão

Deus quer ter encontros diários com você, Deus quer andar com você, mas para que você perceba a presença de Deus e desfrute de todas as bênçãos que esta presença trás é necessário que você purifique a sua vida, busque ao Senhor com sinceridade, busque ao Senhor com humildade.

(Proferido em 04/05/2003 no templo da Igreja batista Evagélica Nova Aliança. Introdução foi atualizada)

VN:F [1.9.12_1141]
Rating: 9.0/10 (3 votes cast)
VN:F [1.9.12_1141]
Rating: 0 (from 0 votes)
Encontrando-se com Jesus, 9.0 out of 10 based on 3 ratings
Be Sociable, Share!
  1. Suselaine disse:

    Esse sermão nos leva a refletir não apenas no tipo de encontro que queremos ter com o Senhor Jesus, mas acima de tudo o tipo de relacionamento que Ele quer ter conosco…
    Ler essas palavras me fez lembrar do salmo 105:4 que diz:
    “Buscai o SENHOR e o seu poder; buscai perpetuamente a sua presença.”
    Nâo podemos ter um relacionamento de um dia apenas com o Senhor, mas que nossa busca por Sua majestosa presença seja perpétua!!
    Muito edificante!

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 0 votes)
  2. FABIANA disse:

    OK MUITO LEGAL SEU SERMAO;OLHA SEI QUE MUITA GENTE JA LEU SEU SERMAO MAIS FICA COM PRIGUIÇA DE ESCREVER UM COMENTARIO SABIA ,,,MAIS TENHO CERTEZA Q GOSTARMAM …O Q IMPORTA É Q LERAM NÉ. E Q POSSA SER UTIL A TODOS NÓS.

    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0.0/5 (0 votes cast)
    VA:F [1.9.12_1141]
    Rating: 0 (from 0 votes)